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A Importância de Bons Produtos e dos Bons Consultores no Mercado Imobiliário

10 jun 2021
A Importância de Bons Produtos e dos Bons Consultores no Mercado Imobiliário
O trabalho de um bom consultor é orientar os clientes, educá-los sobre a melhor forma de vender um imóvel e os auxiliar a atingir o objectivo da venda. Ao mesmo tempo, saber tudo isso o ajuda a se tornar cada vez mais um bom profissional / consultor desse mercado.
Qual é o grande objectivo de um profissional imobiliário? Angariar imóveis, atender clientes, realizar sonhos… Tudo isso faz parte!...

Mas, para mim, o grande objectivo de cada profissional imobiliário é transformar imóveis em bons produtos para o mercado. Mas, o que isso significa? Quem se interessa por marketing, com certeza já ouviu falar das Teorias dos 4Ps, criada por Philip Kotler.

Esse conceito dos 4Ps apresenta 4 dos principais pontos de qualquer Produto ou serviço que será lançado no mercado: Produto, Preço, Praça (Local, i, e, Place de “inglês”) e Promoção.
  • Produto: O que se vende ou Arrenda e pode ser um Apartamento, uma Casa, um Terreno, um Projecto Imobiliário, etc.
  • Preço: Quanto o Proprietário cobra e como isso impacta a forma como seus clientes veem os produtos que se promovem.
  • Local: Onde se promove, onde se situa seu produto.
  • Promoção: Como os clientes descobrem sobre o Produto e que estratégias se usa, e se elas são eficazes para se concretizarem a Negociação.

São estes os pontos que devem ser considerados, estudados e entendidos para o sucesso de um produto. E esses 4 pontos são um conjunto, não pode existir um sem o outro.

 Apenas para entendermos, e no caso de qualquer negócio imobiliário, o P de Praça/”Place” do Inglês se refere aonde se venderá o seu produto. O P de Produto é o que se vai vender, qual produto ou serviço se oferecerá para o mercado. O P de Promoção é como se vai promover e oferecer esse produto ou serviço, qual é o marketing que se fará para vender esse produto. E, por último, o P de Preço, que significa qual será o valor desse produto ou serviço.

No mercado Imobiliário, será que o Preço é tão importante assim?

Voltando ao início deste texto, o principal trabalho de um bom profissional / consultor imobiliário é transformar imóveis em bons produtos para o mercado.

O que isso significa? Significa analisar os 4Ps em cada angariação que o Consultor irá fazer.

Mas, no geral, no caso dos imóveis, nós não temos controlo de 2PsNós não podemos mudar a “Praça”/Local do imóvel e nem o “Produto” em si. Mas…, o BOM CONSULTOR consegue SEMPRE escolher que tipo de “Promoção” se fará.

Será que nós podemos controlar o Preço? Não…

Mas, o Consultor pode e deve conscientizar os proprietários sobre o valor real de mercado do imóvel deles. Deve ajudá-los a encontrar o melhor valor de venda para o imóvel deles, pois o valor avaliado e o prazo de venda de um imóvel estão completamente relacionados.

Sabemos que é comum, que os proprietários já tenham em mente um valor que desejam por seu imóvel, mas na maior parte das vezes, esse é um valor que ouviram dizer ou se basearam em valor de m² da região. Na maior parte das vezes, é um valor muito acima do valor real.

Mas, quanto acima? Qual é a variação entre o preço pedido do proprietário e o preço final de venda?

Pelos dados do Confidencial Imobiliário podemos afirmar que varia de região para região, de produto para produto, mas oscila entre 20% a 30%.

Pense o seguinte… Se você fosse vendedor de carros, trabalharia um veículo que estivesse com o preço 20% a 30% acima da tabela? 

Então, por que se trabalhar um imóvel assim?

Qual é a relação então entre o preço e o prazo de venda?

Por que os imóveis são vendidos nesse prazo?

Pode-se dizer que 3 ou 4 meses não é um prazo longo para a venda de um imóvel, e aliás hoje em dia, é até raro acontecer, pois basta conversar com vários proprietários e encontraremos com pessoas que estão com seus imóveis à venda por 1 ano ou mais. Na grande maioria, esses imóveis não tiveram nenhum tipo de avaliação profissional, portanto, tem preços mais caros, e isso influencia a velocidade de venda desses imóveis.

O objectivo do BOM CONSULTOR é transformar imóveis em BONS PRODUTOS para o mercado. Portanto, quando angariamos um imóvel e realizamos um ajuste de preço, nosso objectivo final é realizar a venda desse imóvel por um valor que resolva os problemas de nossos clientes e no prazo mais curto possível.

Temos o poder de melhorar uma parcela importante do mercado: A nossa!..

Transformar imóveis em bons produtos para o mercado é benéfico, pois cria produtos que serão vendidos em um prazo curto. Para o proprietário, já que faremos com que seu imóvel seja vendido, e em um prazo satisfatório. E, por fim, para o comprador, porque saberá que está comprando um imóvel com um valor correcto, e terá boas opções no mercado.

O nosso objectivo principal é vender, certo? Mas não a qualquer custo.

Queremos fazer isso com qualidade, e principalmente aconselhar nossos clientes vendedores a fazer a melhor transacção imobiliária. E, muitas vezes, significa também os aconselhar a não fazer alguma transacção!...

O trabalho de um BOM CONSULTOR é orientar os clientes, educá-los sobre a melhor forma de vender um imóvel e os auxiliar a atingir o objectivo da venda. Ao mesmo tempo, saber tudo isso o ajuda a se tornar cada vez mais um bom profissional / consultor desse mercado.

Então, em resumo, qual é o grande segredo e os grandes pilares para uma boa venda?

Analisar os 4Ps do imóvel! Tendo isso em mente, crie coragem e se diferencie!

Entenda, de facto, a sua importância nesse processo. Se coloque como uma autoridade nesse tema e, com certeza você se destacará sendo um BOM CONSULTOR e ajudará seus clientes.

Artigo escrito por João Carvalho, Real Estate Investment Director da The Golden Phoenix.
 
Contactos: joaocarvalho@thegoldenphoenix.pt
+ 351 914 298 935
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